1º Passo - Planejamento
* Definir e enquadrar o tema (de acordo com as orientações do professor;
* Definir as fontes que vais consultar;
* Planear o tempo disponível.
2º Passo - Recolha e Pesquisa
* Recolher as informações sobre o tema em:
Dicionários e Enciclopédias
Livros da especialidade
Internet
Meios de Comunicação Social, entrevistas, visitas de estudo, debates, conferencias, ou à observação pessoal
ATENÇÃO
* Deves começar por recolher as informações, passando-as, em primeiro lugar, à mão;
* As fontes que vais consultar devem ser variadas;
* Evita o copy past. Aprende mais, a tua nota será melhor se fizeres resumos daquilo que leste!!!
3º PASSO - Organização
* Organizar a informação recolhida;
* Ordenar conforme os objetivos pretendido.
4º Passo - Redação do Trabalho
O trabalho é constituído por:
*Capa;
*Página de rosto;
*Índice;
*Introdução;
*Desenvolvimento;
*Conclusão;
*Anexos;
*Bibliografia.
Capa
A capa deve conter:
*Nome do(s) autor(es);
*Título do trabalho;
*Imagem coerente.
Página de Rosto
Nesta página deve indicar-se:
*O nome da escola;
*A disciplina a que se destina o trabalho;
*O nome do professor;
*O titulo do trabalho;
*O nome dos autores e respectivos números e turma;
*A data.
Índice
*Este refere os capítulos que formam o trabalho, os quais devem estar numerados;
*Deve ser feito de acordo com a numeração das folhas.
Introdução
*Deverá ser posto em evidência o interesse e a
importância do assunto e a forma como ele irá
ser tratado;
*Identificar o tema e o objectivo do trabalho;
*Referir a razão da escolha.
Desenvolvimento
*É o “corpo do trabalho” a parte central do trabalho;
*Convém ser redigido e, se possível, ilustrado com cuidado, tendo como base os teus conhecimentos e as informações recolhidas;
*Poderás formular questões, a que procurarás responder, e dar a tua opinião fundamentada. Poderás ainda recorrer a citações, ou seja, transcrever frases ou textos de autores;
*É importante os textos transcritos aparecerem destacados e serem curtos. O que transcreveres tem que vir sempre entre aspas;
*No desenvolvimento, o tema proposto será tratado, não todo de uma vez e desordenadamente, mas subdividido em pequenos capítulos, a presentados separadamente.
Conclusão
*É a parte do trabalho em que vais mostrar aquilo que aprendeste;
*Faz-se um resumo do trabalho, dando a tua opinião sobre o tema que abordas-te;
*Poderá ser apresentada novas pistas de investigação do mesmo assunto;
*As frases devem ser curtas, claras e concisas.
14 comentários:
o seu blog é manero
ja indiquei ao meu irmao que ta na facu.
Excelente post!
De grande auxílio!
;D
Cara, muito legal mesmo seu Post .
Vai ajudar bastante a galera ^^
Continue assim .
CYA ~
mto boa a explicação
seu post ta bem organizado, com isso qualquer pessoa tira um 10, adorei :D
Realmente muito útil,já tou recomendando!
Boas dicas!
abraço,
www.todososouvidos.blogspot.com
Ótimas dicas. Valeu mesmo!
Boas dicas. Um trabalho tem de ser bem feito, ou não ser feito, não?
Respeitemos os tão surrados professores.
abç
Pobre Esponja
Bom auxilio....só faltou o café =)
http://ahistoriacomoelafoi.zip.net/
é preciso principalmente tempo pra se fazer um bom trabalho !!!! pois muitas vezes o aluno começa a fazer na vespera e ate tem boas ideias mas nao consegue mais desenvolve-las, rever com tempo ! importnate tambem ter fontes variadas de pesquisa, não se limitar a fontes de internet, livros de papel ainda são boas escolhas,
parabens pela inciativa, um abraço
Ibere
Muito bom seu post com suas dicas..
vou usar quando precisar!
http://analisefc.blogspot.com/
Parabéns pelo blog..
O meu: http://cirandadeternura.blogspot.com/
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